L i V R O

A arte e a literatura tem destas coisas, o de nos apropriarmos das grandes figuras e obras que fizeram crescer a nossa cultura e lhe podermos acrescentar um pouco da nossa arte, respeitando-a e fazendo-a crescer também.

Aqui encontrarão um Fernando Pessoa real, mas diferente. João Viegas acrescenta ao autor universal uma pitada de humor e cria cartoons que nos mostram a figura que todos (não) conhecemos, apresentando-o com uma nova roupagem. Já não o ocultista, o estudante brilhante, o obcessivo, o deprimido ou o misógino, muito menos o génio que preparou tudo para na fase final da sua vida se apresentar em toda a sua pujança e dominar o mundo literário, e que morre quando o seu plano ía começar (só isto é já material bastante para cartoons...), mas sim uma visão mais mundana, atual, próxima e, por vezes até surrealista, mas sempre, sempre, com muito humor.

Fernando, Fernandinho e seus amigos entram aqui como personagens e intervenientes na sua própria obra, como reflexo daquilo que escrevia, Pessoa como parte do mundo que ele criou ou onde hoje o inserem. Um livro que, apesar de tudo, nos consegue dar uma imagem por vezes mais real do que aquela que muitos dele têm.

Afinal de contas, alguém sabe mesmo quem foi Fernando Pessoa?

Zestbooks - Books for Life